terça-feira, 29 de abril de 2008

Musicoterapia



“ Musicoterapia é a utilização da música e/ou dos elementos musicais (som, ritmo, melodia e harmonia) pelo Musicoterapeuta e pelo cliente ou grupo, em um processo estruturado para facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e a organização (fisica, emocional, mental, social e cognitiva) para desenvolver potenciais e desenvolver ou recuperar funções do indivíduo de forma que ele possa alcançar melhor integração intra e interpessoal e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida.”

( Ruud, 1998, pg 53.)

O tratamento Musicoterápico abrange as fases de prevenção, tratamento e reabilitação de doenças, assim como deficiências em geral, déficits de atenção e de comportamento, e os aspectos emocionais envolvidos.
Permite ao indivíduo explorar suas capacidades e aceitar suas limitações, expandindo sua capacidade criativa e de resolução de problemas. A musicoterapia facilita a expressão de conteúdos emocionais bloqueados que dificultam o equilíbrio interno do organismo, causando disfunções e até doenças ao longo do tempo.
Os atendimentos podem ser realizados individualmente ou em grupos, semanalmente, podendo variar entre 45 minutos e 1 hora, em domicílio ou em clínica particular. Não é necessário que o participante tenha conhecimentos musicais.

Um comentário:

ASCEND BRASIL disse...

Olá, gostaria de parabenizar o seu blog, continue divulgando a profissão com clareza para todos que acessarem, só assim conseguiremos o reconhecimento necessario para a nossa profissão que é extremamente importante para o auxilio das pessoas. bj